(11) 4245-7117
(11) 98601-9388

Reportagem: Entenda o conceito sobre tipo de inteligência na opinião de um dos homens mais inteligentes do mundo

Created with Sketch.

Reportagem: Entenda o conceito sobre tipo de inteligência na opinião de um dos homens mais inteligentes do mundo

Para Fabiano de Abreu o conceito de inteligência ainda não é definido pela ciência

O filósofo, poeta e jornalista luso-brasileiro Fabiano de Abreu, de 38 anos, faz parte de um grupo muito restrito: o grupo dos que têm um QI (coeficiente de inteligência) acima de 180 ou 99 de percentual, ou seja, 0,5% das pessoas no mundo tem esse QI, valor superior ao de Albert Einstein(160), Stephen Hawking(160) ou Steve Jobs(155).

“É bem complexo divulgar números dos testes de QI, há testes cujo resultado máximo é 150, outros que são 200 e muitos outros(números criados como exemplo).

Ter 99 de percentil pode significar ter entre 135 a 150 num ou 180 a 200 noutro, dependendo da pontuação do teste, isso não quer dizer que o teste de 200 seja melhor que o de 150, é diferente apenas pelo tipo de teste aplicado.

Números são relativos, dependem de tabelas para conversão de escores e de um entendimento global. Muitos dos números registados na imprensa, principalmente das personalidades do passado, são baseados em prévias, ou baseados nos seus comportamentos e tipos de feitos.”

Fabiano é membro da Mensa, associação de pessoas com maior QI do mundo com sede na Inglaterra. Para entrar para a Mensa, precisa ter o percentil maior que 98.

Após ter sido submetido a 4 testes, 3 deles recentemente, Fabiano chegou ao número máximo de percentil e a partir desses resultados que gostaríamos de saber seu conceito sobre inteligência.

A neuropsicóloga Rosenele do Espírito Santo Wagner foi um dos profissionais que realizou o teste de inteligência no Fabiano, sendo os outros testes feitos pela neuropsicóloga e ex presidente da Mensa Cristiane Costa Cruz e o outro teste na própria Mensa.

Na avaliação da neuropsicóloga Rosenele Espirito Santo Wagner, Fabiano possui as habilidades: intelectual, liderança, psicomotora (esportes), artes (visuais ou dramáticas) e a criatividade colocando-o no conceito de superdotação de Renzulli e também o de Howard Garnder.

Ela comentou também sobre a inteligência intrapessoal que é a do autoconhecimento. “Quanto mais sabes de si, mais empático, tornando-se assim mais influenciador, mais líder e muitas vezes mais manipulador. Geralmente pessoas mais carismáticas.” Disse a neuropsicóloga.

“A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner em seu teste constatou múltiplas habilidades, algo que para mim era natural. Pratico esportes desde pequeno como natação, artes marciais, futebol e handebol. Sempre tive grandes habilidades para o esporte e uma boa coordenação motora.

Tenho um conceito sobre inteligência estar diretamente ligado a coordenação, pois o intelecto pode fazer desenvolver a coordenação baseada no cognitivo e na observação. A liderança veio desde os tempos de escola e faz parte da minha vida.

Quando minha empresa de informática fechou, muitos me disseram para arrumar um emprego, mas eu não consigo ser liderado, nem mesmo no relacionamento, por isso, logo comecei a empreender em um novo negócio que hoje é a empresa de assessoria MF Press Global com um bom reconhecimento internacional fruto de muito trabalho.

A questão da arte num todo, seja no desenho ou no papel de atuar, penso que isso também se aprimora com inteligência, pois está ligado a coordenação motora e na percepção ambiente. É o uso do cognitivo resultado que se observou e decorou no inconsciente e no consciente ao longo da vida.

A criatividade que é o que uso muito ao fazer as frases e poemas de forma espontânea em milésimos de segundos e na criação de temas dos personagens que trabalho para imprensa. Mas também está em cada pequeno ato e resposta verbal no cotidiano.

O teste da Roselene e da Cristiane me revelaram a teoria, na prática. Quem me dera tê-las conhecido antes e ter a consciência antecipada das habilidades. Por isso defendo testes de inteligência nas escolas. Sou feliz com a minha vida e com o que tenho, mas a gente sempre quer mais.”

Sobre o teste de QI

“O teste de QI, que é baseado na lógica, é sim plausível e deve ser utilizado como um ponto principal. O que vou dizer aqui é meu conceito baseado na experiência de vida e após diálogos com diversos psicólogos e neuropsicólogos

Um conceito pessoal, que pode entrar em divergência já que nem a ciência tem um conceito concreto e os profissionais constantemente discutem o assunto. O QI lógico é como se fosse definido uma potência intelectual, mas, isso também não quer dizer que ele seja absoluto.

É como se o QI lógico fosse a cidade e todos os outros tipos de inteligência fossem a periferia. Um outro exemplo que criei é de um QI lógico como se fosse o sol, e todas as outras inteligências os demais planetas. S

e a pessoa tem um QI lógico apurado, ele pode desenvolver as múltiplas inteligências através da experiência na vida e do conhecimento.

Mas uma pessoa que tem apenas uma inteligência musical apurada, por exemplo, pode não ter as outras inteligências tão desenvolvidas nem uma lógica tão potencializada. Há pessoas que tem tipos de inteligência mais desenvolvidos e outras que tem todos os tipos de inteligência mais desenvolvido, mas para ter todos os tipos de inteligência desenvolvidos, precisa ter um QI elevado.

Por exemplo: Uma pessoa pode ter vários tipos de inteligência elevados e um QI não elevado ou, uma pessoa pode ter um QI elevado e alguns tipos de inteligência não elevados ou ter o QI e vários tipos de inteligência elevados.

A maior parte do QI é genético. A pessoa pode nascer já propensa a ter um QI lógico elevado assim como diversos tipos de inteligência elevado.

Após fazer os testes de QI, de forma curiosa, procurei saber sobre a definição de inteligência com grandes profissionais. A inteligência está ligado a todos os fatores descritos acima como múltiplas habilidades e raciocínio lógico.

David Wechsler, um psicólogo norte-americano, define a inteligência como “uma capacidade global do indivíduo para agir intencionalmente, pensar racionalmente e relacionar-se de maneira eficaz com o seu ambiente.”

Segundo a Cartilha elaborada e organizado pela Secretaria da Educação de São Paulo, “Um olhar para as altas habilidades” :  “Superdotado é o indivíduo que demonstra desempenho superior ao de seus pares em uma ou mais das seguintes áreas : habilidade acadêmica, motora ou artística, criatividade, liderança”.

—————-

Os sete tipos de inteligência:

1-Inteligência Linguística

As pessoas que possuem este tipo de inteligência têm grande facilidade de se expressar, tanto oralmente como na forma escrita. Além da grande expressividade, também têm um alto grau de atenção e sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das mais comuns.

2-Inteligência Lógica

Pessoas com esse perfil de inteligência têm uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas têm facilidade para encontrar solução de problemas complexos, com a capacidade de quebrar estes problemas em problemas menores e ir resolvendo cada um deles até chegar à resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

3-Inteligência Motora

Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e têm uma noção espantosa de espaço, distância e profundidade. Têm um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou  fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo, que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance, é um tipo de inteligência diretamente relacionado à coordenação e capacidade motoras.

4-Inteligência Espacial

Pessoas com este perfil de inteligência têm uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas possuem grande capacidade de criação em geral, mas principalmente apresentam um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência têm como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

5-Inteligência Musical

É um dos tipos mais raros de inteligência. Pessoas com este perfil têm uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. É como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas têm esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados à criatividade.

6-Inteligência Interpessoal

Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada à capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nos outros. São os líderes práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e têm uma enorme capacidade para convencer o outro a fazer tudo o que acharem conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas, organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

7-Inteligência Intrapessoal

É um tipo raro de inteligência também relacionado à liderança. Quem desenvolve a inteligência intrapessoal tem uma enorme facilidade para entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos líderes interpessoais, que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma, e influenciando as pessoas através de ideias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

As Inteligências Predominantes:

Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:

Inteligência Linguística *         29 %  

Inteligência Lógica *   29 %  

Inteligência Motora               16 %   

Inteligência Espacial   14 %  

Inteligência Musical     6 %    

Inteligência Interpessoal         4 %    

Inteligência Intrapessoal         2 %    

* São as chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI

Contato neuropsicóloga: +55 21 98280-2385 (Roselene Espírito Santo Wagner)

Contato Mensa Brasil: 21 245 8914

Observações:

*Os números dos testes são apenas exemplos criados para fácil entendimento, há vários tipos de diferentes escores.

Referências

Nenhum comentário

Adicione seu comentário