Auxiliar de Saúde Bucal - ASB - Odontologia - Dentista - Curso- NOP ETEC

Auxiliar de Saúde Bucal – Qual sua importância?

Já pensou na importância da função do (a) Auxiliar de Saúde Bucal? Confira mais sobre a profissão neste artigo

A função do Auxiliar de Saúde Bucal é antiga, mas só recentemente é que contou com regulamentação por meio da lei 11.889/2008. A legislação apresenta uma série de atividades que são próprias desse profissional e os requisitos que eles devem ter para exercer o trabalho corretamente.

O principal deles é contar com o registro profissional junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) e suas regionais. Para isso, o Auxiliar de Saúde Bucal deve ter passado por um curso de formação que garanta certificação. Curso este que deve ter carga horária mínima de 300 horas, além da realização de estágio.

A própria regulamentação já demonstra a importância desse profissional. O Auxiliar de Saúde Bucal pode atuar em clínicas e consultórios dentários, em cirurgias odontológicas e também junto à saúde pública em programas da Saúde da Família. Regulamentação que garante a qualificação das pessoas para exercer a função corretamente.

Profissional com foco na saúde bucal


Apesar das pessoas muitas vezes dissociarem a odontologia da área da saúde, ela faz parte sim deste setor. E como todas as especialidades têm igual importância. A saúde bucal deve estar em dia para o bom funcionamento do corpo como um todo.

E o Auxiliar de Saúde Bucal, assim como o dentista e toda a sua equipe, tem função primordial para manter a saúde bucal de seus pacientes. É ele que vai manter um diálogo mais direto com os pacientes e destacar as atividades necessárias para manter hábitos benéficos que garantam dentes perfeitos e uma boca saudável.

Auxiliar de odontologia e os pacientes

Como destacamos acima, o Auxiliar de Saúde Bucal é o profissional que geralmente mantém um contato mais direto com os pacientes das clínicas e consultórios odontológicos. Isso porque entre suas funções está a coleta de informações junto a eles.

Preenchimento dos dados, bem como da ficha de anamnese, que é onde ficam as informações a respeito da saúde em geral dos pacientes. Esse contato inicial, se realizado adequadamente, faz com que os pacientes mantenham uma relação de confiança e cordialidade com a equipe como um todo. O que facilita o trabalho posterior do dentista, no atendimento.

Junto ao dentista

Há ainda a atuação do Auxiliar de Saúde Bucal junto ao dentista ou cirurgião dentista. Com esse profissional ao lado, o dentista pode focar sua atenção junto ao paciente, sem que haja interferências. Além disso, o profissional auxiliar é apto a realizar todo o trabalho de higienização e esterilização dos materiais utilizados pelos dentistas.

Todas essas atividades de responsabilidade do Auxiliar de Saúde Bucal fazem com que o dentista possa otimizar seus serviços, já que deixa de se preocupar com uma série de questões, tanto burocráticas quanto de organização. Pesquisas comprovam que o rendimento de um dentista que conta com a ajuda de um ou mais Auxiliar de Saúde Bucal aumentam em mais de 100%.

Por esse motivo há dentistas que ampliam suas equipes com a atuação de mais de um Auxiliar de Saúde Bucal. Assim o paciente passa a ser melhor acolhido e atendido, já que terá sempre alguém que possa responder suas dúvidas.

Neste artigo mostramos somente algumas das atividades que demonstram a importância do Auxiliar de Saúde Bucal. Mas há uma infinidade delas. O dia a dia tanto dos dentistas como dos pacientes tende a ser melhores com este profissional. Quer saber mais sobre o Auxiliar de Saúde Bucal? Então entre em contato agora com a NOP ETEC Cursos Profissionalizantes.