DESCRIÇÃO:
Formar profissionais para os cuidados com a criança, no que diz respeito ao seu desenvolvimento físico e psicossocial, considerando fatores como higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade física, emocional e social.
Bem como, contribuir com a inclusão e na relação da criança com seus pares, familiares, responsáveis e integrantes da equipe profissional da educação e saúde.
MERCADO DE TRABALHO:
O cuidador infantil atua em residências particulares, creches, berçários, escolas, hospitais, empresas, instituições de acolhimento infantil, organizações não governamentais (ONGs), hotéis, resorts, spas e clubes.
PÚBLICO-ALVO:
Pessoas que gostam de crianças, familiar ou não, para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos, que estejam atentos ao seu desenvolvimento global e às suas necessidades particulares.
MÉTODO:
O curso possui aulas dinâmicas e interativas, com situações que simulam a atividade do futuro profissional do mercado de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- função e perfil profissional;
- babá X baby-sitter;
- regras de trabalho;
- relacionamento com a família.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
- diferentes olhares para a infância;
- criança: sujeito de direitos;
- entendendo o estatuto.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO:
- crescimento;
- o crescimento nas diferentes faixas etárias;
- desenvolvimento;
- o desenvolvimento ao longo da vida.
AGENDA DA CRIANÇA:
- rotinas diárias;
- rotinas essenciais na infância;
- estratégias para organização do dia a dia.
PUERICULTURA:
- importância da puericultura;
- amamentação;
- esterilização de mamadeiras e chupetas;
- banho do bebê;
- troca de fraldas: limpeza e prevenção de assaduras;
- cuidados com o coto umbilical;
- higiene bucal do bebê;
- unhas;
- higiene dos objetos do bebê;
- viagens e passeios.
NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:
- alimentação complementar para crianças menores de 2 anos;
- alimentação complementar saudável;
- alimentação saudável até a vida adulta;
- doenças relacionadas à alimentação;
- prevenção de problemas alimentares.
ACIDENTES DOMÉSTICOS:
- prevenção de acidentes domésticos;
- primeiros socorros.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS:
- higiene e limpeza;
- vacinação;
- acompanhamento médico e odontológico.
PROBLEMAS MAIS COMUNS NA INFÂNCIA:
- febre;
- cólicas;
- choro infantil;
- eructação;
- vômitos;
- refluxo;
- manha.
APRENDIZAGEM DA CRIANÇA:
- aprendizado, fala e linguagem;
- a educação, disciplina e limites;
- adaptação à escola;
- estimulando a leitura.
CRIANÇAS ESPECIAIS:
- cuidando das crianças especiais;
- síndrome de Down;
- autismo;
- deficiências;
- transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR:
- como brincar;
- o brinquedo para cada faixa etária.
CUIDADOS ESPECIAIS COM MÚLTIPLOS
- gestação gemelar;
- amamentando gêmeos e trigêmeos;
- educação de múltiplos.
SHANTALA:
- o que é Shantala
- técnica
- massageando a criança
- benefícios da shantala
- crescimento e desenvolvimento;
- puericultura;
- nutrição na infância e adolescência;
- acidentes domésticos;
- prevenção de doenças;
- aprendizagem da criança;
- crianças especiais;
- shantala.
CERTIFICAÇÃO:
Àquele que concluir com aprovação este curso será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional Babá e Baby-Sitter, com validade nacional.
CARGA HORÁRIA: 150 horas
DURAÇÃO: 06 meses
AULAS POR SEMANA: 01
DIAS e HORÁRIOS:
> Terça-feira a partir das 8h ou a partir das 19h
> Sábado a partir das 8h
ESCOLARIDADE MÍNIMA: Ensino fundamental completo ou cursando.
IDADE MÍNIMA: 16 anos
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:
> Para quem tem 18 anos completos ou mais: Cópia do RG, CPF, comprovante de residência do aluno.
> Para menores de 18 anos: Cópia do RG, CPF, comprovante de residência do aluno e do responsável maior de idade (que assinará a matrícula).
PROFESSORA: Patricia de Rosso.
MATERIAIS: A escola fornece as apostilas em formato digital (on-line)
AVISOS:
1) O conteúdo pode eventualmente sofrer variações dependendo do desempenho do aluno ou por situações adversas.
2) As palestras eventualmente podem acontecer em datas e horários diferentes do período que o aluno contratou o curso. Quando isso ocorrer, para participar das palestras o aluno deve retornar na data e horário informado pela secretaria.